Despertar Feminino: Como você se vê? – por Daniela Silvares

2
418

Como você se vê?

Olá, tudo bem?

Frequentemente recebo mulheres em meu consultório com queixas muito parecidas: falta de confiança em si mesmas, dificuldade de amar e confiar, insegurança para tomar decisões ou para seguir o caminho que desejam. Chegam carregadas de culpas, frustrações e medos.

Sim, eu já me senti assim e você possivelmente também.

Muitos desses pontos citados acima podem estar ligados a baixa autoestima. E baixa autoestima significa: pouco amor por mim. Isso mesmo, nos amamos pouco.

Nos colocamos no mundo de acordo com o que vemos em nós, com a imagem que construímos de nós mesmas. Então imaginem o reflexo disso em nossas vidas.

Se me vejo como “pequena” ou com “pouco valor”, buscarei relações destrutivas, aceitarei situações de desrespeito e desvalorização, sejam em aspectos pessoais ou profissionais. Porque de alguma forma, o que digo a mim mesma é: é isso que você merece.

Essa “baixa autoestima” também pode surgir disfarçada de “alta autoestima”, carregada de arrogância ou um falso sentimento de superioridade. Quando eu preciso diminuir o outro pra me sentir melhor (seja um parceiro afetivo, seja um colega de trabalho), ou quando preciso afirmar para o outro o tempo todo como sou boa, feliz e bem resolvida, talvez seja sinal de que no fundo me sinta pequena. Significa que há medo aqui dentro: medo de perder, medo de amar, medo de fracassar. E onde há medo, há pouco amor.

O amor nasce de dentro para fora. Primeiro por mim, depois pelos outros. Adotar essa postura pode parecer um ato egoísta, mas no fundo é libertador. Porque eu deixo de cobrar do outro (filhos, parceiro, amigos, carreira) as insatisfações ou carências do buraco afetivo que existe em mim.

Então, minha dica de hoje é que você se olhe no espelho por alguns instantes. E que acolha todos os sentimentos que vierem.

Quais são as características ou qualidades que você mais gosta em si mesma? Que forças você reconhece quando olha pra você?

Talvez seja difícil encontrar essas respostas num primeiro momento. Mas meu convite é para que você experimente olhar com mais profundidade para si mesma. Que se permita descobrir a riqueza que existe aí, dentro de você!

14732128_1141081895983334_8722663289626584500_n

Um beijo e ótima jornada ♥

Daniela Silvares

Psicóloga e Coach. Idealizadora do Despertar Feminino, Workshop que busca a reconexão das mulheres com sua verdadeira força.

Contatos: 954888797 ou coachdanielasilvares@gmail.com

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Livia!
      Ficamos felizes que gostou!! Encaminharei seu comentário para a Dani Silvares.
      Beijos!
      Dani Buiochi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here