Nova escola dos gêmeos – pedagogia Waldorf

0
662

Olá!

Hoje irei dividir com você a mudança de escola dos gêmeos, que por sinal mexeu em vários sentidos de minha vida.

Há uns anos atrás contei para minha prima Eliana (mãe da Valentina que estuda nesta escola) que queria colocar meus filhos na escola, foi quando ela me falou da pedagogia Waldorf. Eu fiquei curiosa pois, durante 8 anos de licenciatura nunca havia escutado sobre esta pedagogia. Comecei a ir em palestras que a escola proporciona, ler livros, artigos e frequentar a casa de um amigo de Enéas que também tem seus filhos e ouvir a vivência de Valentina na escola (filha de minha prima Eliana). Fui conhecer a escola e logo me apaixonei, mas, na época meus filhos tinham 1 ano e meio e lá no jardim a matrícula é a partir dos 2 anos, então, coloquei os gêmeos em outra escola.

Entrei na fila de espera e nesta caminhada também fomos muito felizes na escola que eles estavam e tenho muita gratidão a ela, às proprietárias e aos seus profissionais.

A escola era muito próximo de casa, preço justo, limpinha, comida boa, espaço legal, tias excelentes e muito amor. Mas, minha cabeça e meu coração não esquecia o outro jardim.

Até que, só agora em Outubro me ligaram oferecendo as vagas e que estas deveriam ser preenchidas naquela semana, caso contrário eu voltaria na fila.

Conversei muito com meu marido, olhamos nossas planilhas rss e decidimos ir!

Decisão que mexeu demais comigo. Foi mega difícil falar tchau para a escola que recebeu meus filhos tão pequeninos, em um momento que eu precisava muito e que fez tão bem para eles. Mudou muita coisa em nossa casa e rotina mas, tenho certeza que já está valendo muito a pena.

A escola é como uma chácara, tem galinhas e galos que andam entre as crianças, pé de frutas, balanços de pneu, madeira e de corda. As salas parecem mini casinhas da vovó, com cortinas de algodão cru, cozinha, mesa grande, bancos, poltrona e rede.

Resumidamente este método educativo acredita que o ritmo, a natureza e as artes são fundamentais para o melhor desenvolvimento das crianças. Não posso deixar de mencionar aqui também a alimentação. Frutas, legumes, orgânicos, grãos e integral estão presentes diariamente nas alimentações da escola.

Hoje optei por esta escola por vários motivos: espaço, alimentação, método e filosofia. Acredito que até os 6 anos o brincar é o essencial e se esse brincar estiver em contato com a natureza, melhor ainda!

Enfim, as mudanças às vezes são necessárias mas, precisamos ter coragem de enfrentá-las!

Um dia farei um post exclusivo sobre a pedagogia Waldorf.

Gostaram mamães?

Beijos!

Dani Buiochi

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here